Alimentos que ajudam na recuperação muscular pós-treino

recuperação muscular pós-treino

Inserir na dieta do dia-a-dia alimentos que ajudam na recuperação muscular pós-treino é primordial para todos aqueles que praticam atividade física com frequência, sejam atletas amadores ou profissionais ou apenas buscam um estilo de vida mais ativo e saudável.

 Neste artigo, vamos entender o que é a recuperação muscular, por que ela é tão importante  e quais são os principais alimentos aliados para uma recuperação muscular eficiente.

O que é recuperação muscular pós-treino?

A recuperação muscular pós-treino refere-se ao período após a atividade física, no qual o corpo se esforça para reparar as microlesões nas fibras musculares, e o processo inflamatório local, causados pelo exercício. Esse processo é essencial para fortalecer os músculos, melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões relacionadas ao treino. Uma nutrição adequada desempenha um papel crucial nesse cenário, fornecendo ao corpo os nutrientes essenciais para acelerar o processo de recuperação.

Alimentos que ajudam na recuperação muscular pós-treino

  1. Proteínas 

As proteínas são essenciais entre os alimentos que ajudam na recuperação muscular pós-treino, pois fornecem os aminoácidos necessários para a síntese de proteínas musculares. 

Fontes de proteínas magras, como frango, peixe, ovos, tofu e leguminosas como o feijão, funcionam como “tijolos” para a reconstrução dos músculos. Por isso, é importante incluir uma porção adequada de proteínas em sua refeição pós-treino para apoiar o processo de recuperação.

  1. Carboidratos Complexos

Carboidratos complexos desempenham um papel vital na reposição de glicogênio, a forma armazenada de energia nos músculos. Escolha carboidratos integrais, como aveia, quinoa, batata-doce e grãos integrais. Esses alimentos fornecem uma liberação gradual de energia, sustentando o corpo durante a recuperação pós-treino.

  1. Ácidos Graxos Ômega-3:

Os ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes gordos, como salmão e sardinha, bem como em sementes de chia e linhaça, têm propriedades antiinflamatórias. A inflamação leve é parte integrante do processo de recuperação, mas uma resposta inflamatória excessiva pode retardar a recuperação. Incluir fontes de ômega-3 ajuda a modular a inflamação e promover uma recuperação mais eficaz.

  1. Antioxidantes: 

Frutas e vegetais coloridos são ricos em antioxidantes, que ajudam a combater o estresse oxidativo induzido pelo exercício. Blueberries, morangos, espinafre e brócolis são excelentes escolhas. Os antioxidantes não só promovem a saúde geral, mas também auxiliam na recuperação muscular, protegendo as células dos danos causados pelo exercício intenso.

Receitas com alimentos que ajudam na recuperação muscular pós-treino

  1. Smoothie de proteína e Frutas

Smoothie de frutas

Ingredientes:

  • 1 banana madura
  • 1 xícara de morangos congelados
  • 1/2 xícara de iogurte grego natural
  • 1 colher de sopa de semente de chia
  • 1 scoop de proteína em pó (sabor de sua escolha)
  • 1/2 xícara de água ou leite de amêndoas

Instruções:

Combine todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma consistência cremosa. Este smoothie fornece uma combinação de proteínas, carboidratos e antioxidantes para apoiar a recuperação muscular.

  1. Salada de quinoa com salmão grelhado

recuperação muscular pós-treino
salada de quinoa com salmão grelhado

Ingredientes:

  • 1 xícara de quinoa cozida
  • 150g de salmão grelhado
  • 1 xícara de espinafre fresco
  • 1/2 abacate fatiado
  • 1/4 de xícara de tomate cereja cortado ao meio
  • Molho de limão e azeite a gosto

Instruções:

Monte a salada colocando a quinoa como base e adicionando o salmão grelhado, espinafre, abacate e tomate. Regue com molho de limão e azeite. Esta refeição é rica em proteínas, ômega-3 e antioxidantes.

  1. Omelete de Claras com Vegetais
recuperação muscular pós-treino
omelete de claras com vegetais

Ingredientes:

  • 4 claras de ovo
  • 1/2 xícara de espinafre picado
  • 1/4 de xícara de cogumelos fatiados
  • 1/4 de xícara de queijo cottage
  • Sal e pimenta a gosto

Instruções:

Bata as claras de ovo em uma tigela e adicione espinafre, cogumelos, queijo cottage, sal e pimenta. Despeje a mistura em uma frigideira e cozinhe até que as claras estejam firmes. Este omelete é uma excelente fonte de proteína e vegetais para apoiar a recuperação muscular.

Suplemento alimentar para ajudar na recuperação muscular pós-treino

 

 Além de experimentar as receitas sugeridas e de inserir os alimentos que ajudam na recuperação muscular pós-treino no seu dia-a-dia, você pode contar com ENDOCAN  para tornar o processo ainda mais eficaz.

 

Alguns compostos presentes em alimentos, estão presentes também na fórmula de Endocan, com uma biodisponibilidade maior, trazendo benefícios mais consistentes.

 

Entre esses compostos estão a PEA, também produzida pelo nosso organismo, a cúrcuma e as vitaminas do complexo B.

 

 A PEA, ou palmitoiletanolamida, atua como analgésico e antiinflamatório , bloqueando a dor diretamente no sistema nervoso central. Essa substância está presente em quantidades pequenas  em alimentos do nosso dia-a-dia como a gema de ovo, o amendoim, a soja, a lentilha, a ervilha, o tomate e o milho.

 

A cúrcuma, popularmente conhecida como açafrão, é um condimento utilizado na culinária de diversas culturas há milhares de anos e também possui propriedades antiinflamatórias e analgésicas.

 

O grande diferencial é que no Endocan, tanto a PEA quanto a cúrcuma receberam a tecnologia LipiSperse que aumenta o aproveitamento do organismo dessas substâncias bioativas

 

As vitaminas do complexo B, além de agirem contra a inflamação e a dor, também melhoram a imunidade e a dor muscular.

 

Por isso, os componentes de Endocan vão ajudar você a ter uma recuperação muscular pós-treino mais eficiente e com menos desconforto!

Endocan é aprovado pela ANVISA e não necessita de prescrição médica.

Saiba mais sobre Endocan aqui 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp